Todo motociclista responsável sabe que o uso de capacete é indispensável e obrigatório pois garante a segurança, tanto dos condutores quanto dos passageiros de motocicletas, ciclomotores, triciclos e quadriciclos.
O uso de capacete tem como finalidade proteger a calota craniana, por isso deve ser calçado e fixado na cabeça do usuário, de forma que fique firme e, para isso, deve ser do tamanho adequado, podendo variar do 50 até o 64.
A falta do item pode aumentar o risco de acidentes fatais, além de resultar em multas gravíssimas para o proprietário do veículo e/ou condutor,
neste video prova o quanto é importante o uso deste item.
Fiscalização
Ao abordar o motociclista, a fiscalização de trânsito observa se o capacete está devidamente fixado na cabeça, além do seu estado geral, verificando se existem avarias ou danos que apontem sua inadequação para o uso.
O capacete deve ser certificado pelo Inmetro e possuir adesivos retrorrefletivos de segurança nas partes laterais e traseira. Essas duas últimas exigências são válidas somente para os capacetes fabricados a partir de 01/08/2007.
Os equipamentos certificados pelo Inmetro podem ser consultados no site do órgão, na área de “produtos certificados”.
Infração gravíssima
Conduzir ou transportar passageiro na motocicleta, motoneta e ciclomotor sem usar capacete de segurança com viseira ou óculos de proteção é infração gravíssima. Além de pagar multa no valor de R$ 293,47 o motociclista também responderá a um processo administrativo para a suspensão do direito de dirigir, que pode variar de um até 12 meses, dependendo do histórico do motorista.
Importância da viseira
A viseira do capacete deve estar sempre abaixada, pois protege os olhos dos condutores e passageiros de objetos, insetos, pedras e faíscas quando a moto está em movimento. Ela só pode ser levantada quando o veículo estiver totalmente parado. O uso da viseira correta é obrigatório por lei.
Infração leve
Pilotar sem os cuidados indispensáveis à segurança quando a viseira do capacete estiver levantada é infração leve. O motociclista receberá três pontos na habilitação, além de multa no valor de R$ 88,38.
Nenhum comentário:
Postar um comentário